quinta-feira, 22 de maio de 2008

Clóvis Tavares e Chico Xavier


Em palestra na Escola Jesus Cristo, no ano de
1972, quando o querido Chico recebeu o Título de Cidadão Campista e esteve hospedado mais uma vez na casa do casal Hilda-Clóvis.

Clóvis Tavares, o mesmo Rúfio Propércio do romance 50 Anos Depois, foi o facilitador do encontro de Helvídio Lúcius (nesta última encarnação, Dr. Rômulo Joviano) com a sua amada filhinha Célia Lúcius, nossa heroína espiritual.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Antiga Capela de Santa Marina em Paris

Localizada na Ille de la Cité, anexo à Notre Dame, a Chapelle Saint Marine de Paris já não existe mais.
Desde o século XIX foi demolida.

Recebi um e-mail da diocese de Paris em Notre Dame explicando todo o fato e encontra-se a explicação no livro Célia Lúcius, Santa Marina.

sábado, 10 de maio de 2008

Célia Lúcius no Líbano



Tela recuperada de Santa Marina, na Igreja

de Nossa Senhora de Diman

no Líbano.

Santa Marina no Brasil

Fachada da Escola Santa Marina, em São Paulo,

à Avenida Guilherme Giorgi, 430 - Vila Carrão.

Eis o síto eletrônico da escola:

http://www.santamarina.g12.br/escola/index.php

Célia Lúcius na Itália

Escultura de S. Marina com o menino na Igreja de Santa Marina em Polistena, Itália, região da Calábria.

Santa Marina em Veneza, Itália


Imagem de Célia com o menino
na Paróquia de Santa Marina
em Veneza, Itália.

Célia Lúcius na França


"Chapelle Saint Marine", em Moran,
região Bretã, na França.

Célia Lúcius é venerada na Bulgária


Igreja de Santa Marina, em Plovdiv,na Bulgária.

MOSTEIRO NA ARMÊNIA


Mosteiro de Santa Marina, na Armênia, em pleno deserto, onde se veem, solitárias, as ruínas da Igreja de Santa Marina,certamente construida em função das histórias contadas pelos peregrinos russos, praticantes do Hesicasmo ou oração constante.
A prática do Hesicasmo, oração em forma de concentração contínua da mente, cadenciada com uma respiração ritimada , ao modo do oriente, foi o modo de orar dos Padres do Deserto, de quem imagina-se espraiaram-se as notícias do monge santo que era na verdade uma mulher.

Célia Lúcius na Catalunha


Este santuário para Santa Marina encontra-se na cidade catalã de Pratdip onde em todos os logradouros há uma referência à pessoa humana de Célia Lúcius.

Uma arte maronita para Santa Marina

Entre os maronitas do Líbano, acredita-se que a Santa Marina tenha vivido em seu país no século VII, no vale Qadisha, no Mosteiro de Quannoubin.

Esta parede de uma gruta onde acredita-se Marina tenha se refugiado nas noites frias com o seu filho, traz uma arte maronita onde se vê a mesma com o seu filho amparada por espíritos angélicos que a protegiam em seu sacrifício.

Convite aberto à comunidade desde a década de 40 no 18 de junho



A delicadeza de meu Pai, Clóvis Tavares ao anunciar o dia de Célia Lúcius para a comunidade campista anualmente em jornal da cidade.

Quem viveu em Campos e foi contemporâneo de Clóvis Tavares teve a oportunidade de conhecer de modo íntimo a história desta heroína cristã do segundo século.

Quem não conhecia o romance "50 Anos Depois", certamente manifestou interesse, pois a forma como era tratada a figura de Célia Lúcius na Escola Jesus Cristo, conduzia as nossas almas a buscar conhecer e amar esse espírito sublime.

Dia de Célia Lúcius em 2006

No 18 de junho de 2006, estiveram em Campos e visitaram o Horto de Célia, na Escola Jesus Cristo, os nossos amigos, Wanda Joviano e Geraldo Lemos Neto, acompanhados na foto de Rubens Fernandes, diretor doutrinário da Escola Jesus Cristo , minha esposa Rosane e eu.

CAPA DO LIVRO

Um outro livro que meu Pai, Clóvis Tavares, escreveria, "Célia Lúcius, Santa Marina".

Foi ele quem identificou a vida de Célia narrada pela hagiografia católica, num suposto encontro casual num sebo do Rio do Janeiro.

Sabemos, que a previsão de Emmanuel narrada no prefácio estava destinado a Clóvis Tavares.

No "50 Anos...", Clóvis é o Rúfio Própércio, que favorece o reencontro de Helvídio e Célia.

Certamente, seria ele, o mesmo ajudador de dois milênios antes, a identificar numa aparente fortuidade da vida, a descrição católica de Célia Lúcius, numa biografia espanhola: "Santa Mariña", referente ao nome dado ao Frei Marinho, após a sua desencarnação, quando foi revelada a sua identidade feminina.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

A Famíla de Célia Lúcius


Uma singela fotografia dos familiares de Célia Lúcius em sua última romagem terrena, mais especificamente: o Dr. Rômulo Joviano, a D. Maria Amorim Joviano e a nossa estimada Wanda Amorim Joviano.

Um Teatro ao ar livre no "Horto..."

Apresentação de uma peça teatra ao ar livre no "Horto de Célia" da Escola Jesus Cristo, em Campos-RJ.
No detalhe observa-se Célia cuidando das flores no horto, observada ao fundo pelo Pai Epifânio de barba) e pelo seu pai, Helvídio Lúcius, além dos outros irmãos do Mosteiro.

Célia Lucius, Santa Marina


Meus amigos,
Percebi que o livro não pode ser o único meio de comunicação sobre o leitor e a pesquisa sobre Célia Lúcius que é contínua.

Posto isso, criei este espaço apenas para apresentar o que não pôde ser incluido ainda e os futuros aportes a este interminável trabalho sobre o magnífico espírito de Célia Lúcius, a Santa Marina descoberta um dia por Clóvis Tavares